segunda-feira, 18 de maio de 2015

Loris Bailarino

Loris Bailarino
Nome no BrasilLoris Bailarino
Nome em inglêsBlack-capped Lory
Nome científicoLorius Lory
País de origemNova Guiné

Descrição

Esta ave colorida possui o corpo predominantemente vermelho, com o topo da cabeça em preto. A nuca, o peito e a barriga são de cor azul escuro. As asas são verdes e na parte interna há uma faixa em amarelo. A ponta da cauda é azul-esverdeada. Os olhos podem variar em tons de amarelo a vermelho, sempre com contorno preto. Seu bico é laranja. Pertence à família dos psitacídeos, como o papagaio. 
Comprimento: 30 a 31 cm 
Expectativa de vida: 25 a 30 anos

Características

É uma ave brincalhona, inteligente e cheia de energia. Precisa se entreter, então é indicado que tenha vários brinquedos no viveiro. Apega-se ao dono, é dócil, amoroso e gosta de receber atenção. Bastante hábil na fala, aprende rapidamente. Mas, precisa ser ensinada para não se tornar muito barulhenta. É um pássaro raro. Na natureza, esta ave é encontrada em pequenos bandos.

Cuidados básico

Alguns cuidados com as aves devem ser diários, como a troca da água e a limpeza do viveiro. Os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar a formação de bolor, causada por restos de alimentos. Muitas aves adoram se banhar e essa prática faz bem à saúde do animal. Portanto, é recomendado deixar à disposição uma banheira com água sempre limpa, para que se refresque. 
É recomendado que duas vezes por semana a ave seja retirada da gaiola e fique um tempo livre, mas sempre com companhia humana. As Lóris possuem sistema digestivo sensível, portanto deve-se ficar atento à alimentação. Suas fezes são mais líquidas e podem esguichar até 30 cm de distância, por isso, é importante forrar ao redor da gaiola. Não colocar duas aves numa mesma gaiola, a não ser que seja um casal.

Alimentação

A ração para qualquer ave deve ser muito bem balanceada. Existe no mercado uma grande variedade de marcas e composições específicas para cada espécie. O armazenamento do alimento deve ser feito com cuidado mantendo as devidas condições de ventilação e higiene. 
Esta ave costuma se alimentar basicamente de frutas, que devem ser variadas. Na natureza, também consomem néctar das flores, que pode ser encontrado em papa específica para o pássaro. A ração também é indicada para complementar a alimentação.

Espaço para criação

O viveiro do Lóris Bailarino deve ser bem grande, com espaço para voar. São indicados poleiros e cordas, para que ela possa brincar. Algumas aves desta espécie gostam de se enrolar em “cobertores” para dormir, portanto vale deixar um pano na gaiola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário