Os porquinhos-da-Índia vivem de quatro a oito anos e podem reproduzir-se ao longo de todo o ano, gerando dois a seis filhotes por ninhada. Para o primeiro acasalamento, recomenda-se que o macho tenha de três a quatro meses e as fêmeas de três a sete meses (jamais depois de sete meses). O período de gestação é de 59 a 72 dias, sendo a média de 62 dias. O tamanho dos filhotes, ao nascer, é de 7,62 cm. A idade ideal para o desmame é de 3 semanas. São vivazes e dóceis, raramente mordendo, a menos que se sintam ameaçados ou perturbados.
Muito rústico, este animal adapta-se facilmente a qualquer ambiente, exigindo apenas um local bem seco e espaçoso. Não requer quaisquer instalações especiais ou técnicas difíceis de manutenção.
Porquinhos-da-índia são animais totalmente herbívoros. Eles adaptam-se bem ao cativeiro e são alimentados com ração de coelhopeletizada (porém não são recomendadas por haver uma alta quantidade de cálcio, vitamina D e falta de vitamina E, que podem causar grandes problemas ao organismo do cobaia) ou própria para o animal, feno ou capim deve estar sempre disponível, legumes (alface em pouca quantidade e não frequente, pois pode lhe causar diarreia e até levar à morte) e frutas frescas poucas vezes por semana.
Os porquinhos-da-índia apresentam uma grande variedade de cores e padrões, a saber:
- Abissínio
- Pelo curto
- Coroado
- US-Teddy e Rex
- CH-Teddy
- Peruano e Angorá
- Shelties e Coronet
- Texel e Merino
- Alpaca e Mohair
- Frisado
- Do mato
- Goiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário